Crianças > Aplicação em crianças

Crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE)


Crianças com necessidades educativas especiais têm, frequentemente, problemas de integração sensorial, ou seja, não organizam ou avaliam corretamente os estímulos sensoriais que o meio envolvente lhes fornece. Apresentam muitas vezes a ausência da consciência de perigo, desenvolvendo medos inexplicáveis por situações ou objetos do quotidiano.

O ambiente seguro e não ameaçador que a Sala de Snoezelen proporciona, aumenta o estado de relaxamento e mobilidade geral da criança, auxiliando na promoção do autocontrolo e da sua autonomia, diminuindo comportamentos estereotipados e perturbadores para a família, assim como melhorando competências e habilidades comunicativas. Os seus efeitos terapêuticos e pedagógicos mostram-se ser extremamente positivos.

O ambiente protetor de uma Sala Snoezelen permite que a criança baixe algumas das suas defesas facilitando uma abordagem Multissensorial ao nível da Perceção e Memória Visual, Auditiva, Táctil, Gustativa e Olfativa, tornando mais fácil o processamento e a integração destes estímulos tão importantes no seu dia a dia. Neste ambiente a criança consegue, por meio de uma abordagem não diretiva, selecionar e integrar inputs sensoriais que quer ver salientados, condição importantíssima, por exemplo, para a aprendizagem e relacionamento familiar.

O uso de um ambiente multissensorial permite-nos trabalhar também, dois outros sentidos que, apesar de não nos serem tão familiares, desempenham também um papel importante na vida e desenvolvimento equilibrado da criança. São eles o Sentido Vestibular, que oferece à criança a perceção e controlo do equilíbrio do seu corpo, dando informações sobre o movimento que faz, a direção que toma e a velocidade envolvida nas atividades; o outro sentido é o Propriocetivo, ou seja aquele que fornece à criança informações sobre o seu posicionamento em relação aos objetos e pessoas existentes no meio envolvente.

A nossa sala Snoezelen integra um conjunto diversificado de aparelhos, instrumentos e estratégias promotoras da estimulação sensorial, nomeadamente: projetores de iluminação que distribuem diferentes padrões de luz em toda a sala, colunas de bolhas de água, painéis de controlo de cores, painéis tácteis, sofá vibratório, cama de água quente com musica incorporada, fibras ópticas e um vasto leque de acessórios. Diferentes experiências táteis, como tocar e sentir diferentes tipos de texturas em diferentes materiais, aromaterapia, musicoterapia entre muitos outros, cuja utilização é sempre adaptada às necessidades individuais de cada criança.

No Grupo de Crianças com Necessidades Educativas Especiais que podem beneficiar Fisiológica, Psicológica, Educacional e Emocionalmente estão, entre outras, crianças com Autismo, Síndroma de Rett, Síndrome de Down, Perturbação Desintegrativa da Infância, Asperger, Perturbação da Linguagem Expressiva, Distúrbio Misto de Expressão e Receção, Atraso Mental, Surdez e Hiperatividade, entre outras.

subscrever newsletter
Subscrever
© 2018 Forbrain Snoezelen Room, todos os direitos reservados
O uso e acesso à informação contida neste site está sujeita aos termos e condições indicados no nosso comunicado legal.

Design by: www.mediaminds.pt