O ambiente seguro e não ameaçador que a Sala de Snoezelen proporciona, aumenta o estado de relaxamento e mobilidade geral da criança, auxiliando na promoção do autocontrolo e da sua autonomia, diminuindo comportamentos estereotipados e perturbadores para a família, assim como melhorando competências e habilidades comunicativas. Os seus efeitos terapêuticos e pedagógicos mostram-se ser extremamente positivos.
O ambiente protetor de uma Sala Snoezelen permite que a criança baixe algumas das suas defesas facilitando uma abordagem Multissensorial ao nível da Perceção e Memória Visual, Auditiva, Táctil, Gustativa e Olfativa, tornando mais fácil o processamento e a integração destes estímulos tão importantes no seu dia a dia. Neste ambiente a criança consegue, por meio de uma abordagem não diretiva, selecionar e integrar inputs sensoriais que quer ver salientados, condição importantíssima, por exemplo, para a aprendizagem e relacionamento familiar.
O uso de um ambiente multissensorial permite-nos trabalhar também, dois outros sentidos que, apesar de não nos serem tão familiares, desempenham também um papel importante na vida e desenvolvimento equilibrado da criança. São eles o Sentido Vestibular, que oferece à criança a perceção e controlo do equilíbrio do seu corpo, dando informações sobre o movimento que faz, a direção que toma e a velocidade envolvida nas atividades; o outro sentido é o Propriocetivo, ou seja aquele que fornece à criança informações sobre o seu posicionamento em relação aos objetos e pessoas existentes no meio envolvente.
A nossa sala Snoezelen integra um conjunto diversificado de aparelhos, instrumentos e estratégias promotoras da estimulação sensorial, nomeadamente: projetores de iluminação que distribuem diferentes padrões de luz em toda a sala, colunas de bolhas de água, painéis de controlo de cores, painéis tácteis, sofá vibratório, cama de água quente com musica incorporada, fibras ópticas e um vasto leque de acessórios. Diferentes experiências táteis, como tocar e sentir diferentes tipos de texturas em diferentes materiais, aromaterapia, musicoterapia entre muitos outros, cuja utilização é sempre adaptada às necessidades individuais de cada criança.
No Grupo de
Crianças com Necessidades Educativas Especiais que podem beneficiar
Fisiológica, Psicológica, Educacional e Emocionalmente estão, entre outras, crianças
com Autismo, Síndroma de Rett,
Síndrome de Down, Perturbação Desintegrativa da Infância, Asperger, Perturbação
da Linguagem Expressiva, Distúrbio Misto de Expressão e Receção, Atraso Mental,
Surdez e Hiperatividade, entre outras.